domingo, fevereiro 29, 2004

DIETA DE SCHNITZER

«Em 1930, o dentista alemão Johann-Georg Schnitzer sentiu na pele os danos que uma alimentação incorrecta pode provocar. Em consequência, desenvolveu duas dietas inteiramente à base de vegetais: a "dieta intensiva" e a "normal".» In Terapias complementares e alternativas, Pro Teste

A partir da observação do nosso aparelho “mastigador” chegou à conclusão que a alimentação original do Homem se baseava em plantas, pelo que os restantes alimentos - e em especial a carne - seriam a razão de todas as “doenças civilizacionais”. Assim, esta dieta privilegia os alimentos da agricultura biológica.

Dieta intensiva
Constituída por vegetais crus, excluindo alimentos cozinhados, pão e leite. Em substituição, o muesli do pequeno-almoço deveria ser enriquecido com um suplemento de minerais.

Dieta normal
Além dos alimentos referidos na dieta intensiva, incluía ainda pão e bolachas integrais, queijo, leite, natas, ovos, arroz integral e batatas. Os sumos de fruta e de legumes e os produtos lácteos deveriam ser evitados ou consumidos em quantidades reduzidas.

A longo prazo a dieta intensiva apresenta os riscos típicos de uma alimentação pouco equilibrada. A dieta normal será semelhante a uma dieta integral, mas se se incluir peixe e carne e se os alimentos forem devidamente combinados. (Adaptado) de Terapias complementares e alternativas.

Sem comentários: